quarta-feira, 5 de maio de 2010

Emulação do cérebro humano utilizará exército de chips ARM

Cientistas da Universidade de Manchester na Inglaterra, chefiados por Steve Furber, estão construindo um cluster de chips visando emular o cérebro humano. E estão utilizando chips ARM, do mesmo tipo presente na maioria dos smartphones atuais.


Cada chip possui 20 processadores ARM, cada um modelando 1.000 neurônios. Assim, para atingir a meta de 1 bilhão de neurônios emulados serão necessários 50.000 chips.


Até que todos os chips sejam fabricados e entregues, os cientistas testaram toda a sua arquitetura em uma menor escala, com 50 neurônios. O protótipo foi capaz de controlar um jogo estilo pac-man.
Veja o vídeo aqui. [http://www.youtube.com/watch?v=PcS8oxVQkEs].


Uma versão mais poderosa, com 10.000 processadores deve entrar em funcionamento ainda este ano.


[http://www.newscientist.com/article/mg20627585.700-army-of-smartphone-chips-could-emulate-the-human-brain.html]

Falha em chat revela conversas privadas no Facebook

Rede social decide desativar serviço por problemas de confidencialidade. Site de relacionamento promete que situação será resolvida 'em breve'.

Facebook: falha tornou públicas mensagens particulares de seus usuários
A rede social Facebook anunciou nesta quarta-feira (5) que desativou seu serviço de mensagens instantâneas provisoriamente até solucionar um problema que tornava públicas conversas particulares.
"O chat ficará inacessível enquanto o estivermos consertando", divulgou o portal do site, prometendo que a situação será resolvida "em breve".
"Com este problema, os internautas podiam ver os chats de seus amigos, assim como seus convites para novos amigos durante um tempo, ao mexerem em seu perfil de certo modo", segundo o site.
Este problema de confidencialidade no Facebook ocorre no momento em que o site enfrenta críticas por sua suposta violação da vida particular dos usuários, desde que no mês passado permitiu a visualização e os comentários em outros "perfis".
O Facebook é, de longe, a maior rede social na Internet, com cerca de 400 milhões de usuários.