quarta-feira, 9 de junho de 2010

Google proíbe seus empregados de usarem o Windows

A maior empresa de internet da atualidade assumiu abertamente que está deixando de usar o sistema operacional da Microsoft nos seus computadores por questões de segurança.




A causa estaria relacionada aos problemas de segurança, e parece que esta mudança começou a ser implementada em Janeiro último, logo após que sua versão Chinesa fosse hackeada. Mas me parece que a verdadeira causa é mesmo depreciar o produto do concorrente.


A empresa determinou que seus mais de 10.000 empregados migrem para o Mac ou Linux, segundo sua escolha, e muito poucos seguirão usando o Windows em função de aplicativos ainda não existentes nos outros SOs.


O que eu acho deveras estranho é que não mudem todos para o Chrome OS. Será que este SO ainda não está pronto ou não é o suficientemente bom ou potente para seus trabalhadores? Nesse último caso, como querem que confiemos em um sistema operacional que nem seus criadores utilizam?


Desde que um ataque ao Google originado na China trouxe dores de cabeça muito fortes aos engenheiros da empresa, a palavra “segurança” passou de ideal e virou ordem naquele prédio no Vale do Silício, nos Estados Unidos. Como solução imediata, foi decidido que o Windows seria o “sistema proibido” dentro das instalações Google. Tudo isso para intensificar a segurança.


Entretanto, o Chrome OS ainda não foi finalizado para que as máquinas tenham seus sistemas operacionais trocados por alguma “prata da casa”. Por isso, a direção do Google concordou em manter apenas o mínimo necessário de computadores com o Windows funcionando. Todos os outros devem mudar para os sistemas OS X ou Linux.


O clima de desconfiança com o Windows dentro do Google é tão grande, que é preciso ter autorização de pessoas do alto escalão da empresa para poder usar esse sistema operacional. O plano, a longo prazo, é instituir ferramentas produzidas pelo próprio Google. Por isso tudo o que já foi produzido para “a Nuvem” também é usado por lá.


Coloque-se no lugar de um dos engenheiros do Google e participe da enquete aqui no blog.
O que você pensa sobre essa decisão da maior empresa de internet do mundo? Vote na enquete abaixo e faça sua opinião ser ouvida nos comentários!


Veja o que a MICROSOFT diz sobre isto. Clique aqui.

Um comentário:

  1. Segurança é necessário, mas muitas tecnologias ainda apresentam falhas. Se o Google acha que não estava tendo segurança utilizando Windows, deve mais é que mudar, nós mesmos sabemos quanto mais seguro é nosso pc com Linux a Windows, porém a resistencia para deixar de usar os softwares da Microsoft ainda é grande.

    ResponderExcluir